Info & Galeria

developed by: Mario Concina

Visit Alcobaca

  • Continuando a viajar pelas Nossas freguesias, hoje vamos até à Martingança, a que fica situada mais a Norte, apesar de ter sido extinta para se tornar na União de Freguesias Pataias e Martingança, continua entre nós a figurar como uma terra singular e muito característica. O seu nome deve-se à conjugação de dois termos, Martina (divindade guerreira romana, filha de Marte) e Gansa (ave mensageira da Deusa Lua). Assim, no início seria "Martingansa", mas ao longo dos tempos o topónimo foi adulterado. Assim, o Casal Martim Gansa, que originaria a freguesia, terá surgido com a Carta de Couto dada por D. Dinis aos lugares de Paredes e Campos de Ulmar. Nos últimos anos a Martingança tem progredido muito, a nível económico, com o aparecimento de indústria vidreira na região, ler mais »


  • Hoje é dia de ir até Alfeizerão ! Situado a sul do Nosso Concelho, Alfeizerão é sede da freguesia com o mesmo nome com 3.854 habitantes. Falar de Alfeizerão faz-nos recuar até ao séc. VIII sob alçada muçulmana em que nasceu, foi capturada por D. Afonso Henriques e a 21 de Outubro de 1332 recebeu carta de foral. A sua história é marcada fortemente na vida monástica dos Abades de Cister. Ainda hoje é possível ver os grandes campos agrícolas e algum do espólio que sobreviveu ao longo dos séculos. Mas é na sua doçaria que Alfeizerão é mais conhecida em todo o País, com o seu famoso Pão de Ló, único e reconhecido como o melhor em Portugal. Para visitar sugerimos a sua Igreja Matriz de estilo rococó do séc. XV, o seu pelourinho de estilo manuelino do séc. XV ler mais »


  • Hoje vamos até à Benedita! A Benedita é a freguesia mais populosa do Nosso Concelho, é conhecida pela sua indústria do Calçado, Cutelarias e Marroquinaria. A sede da sua freguesia é Vila e contém várias empresas que merecem a sua visita para poder ver como se fazem sapatos, facas, carteiras, entre outras actividades. É rodeado por excelentes restaurantes com vários pratos típicos e muito famosos na região. Pode ainda verificar a agenda do Centro Cultural Dr. Gonçalves Sapinho e sugerimos um passeio junto à mata onde se encontra a famosa fonte da Senhora. No centro da Vila é possível sugerimos uma vista à sua igreja de estilo contemporâneo. A Benedita dista de sensivelmente de 15km da sede do Nosso Concelho. É servida pelo IC2 e N8-6. Venha Visitar-nos e Seja B ler mais »


  • Contamos consigo para a sua visita em mais um evento no Nosso Concelho. Venha e Seja Bem-vindo a Alcobaça! ler mais »


  • Alcobaça é um Concelho riquíssimo em arte religiosa. Desde a fundação do Nosso país aos dias de hoje, pode encontrar e apreciar esta arte de todos os períodos da história. Aqui fica uma foto do interior da Ireja Matriz de Évora de Alcobaça (Igreja de São Tiago), que advém de 3 estilos arquitetónicos (gótico, manuelino e renascentista), foi edificada no séc. XV. Évora tem ainda para lhe oferecer mais património como a velha igreja da misericórdia e as suas ruas ímpares da velha Vila. Em redor pode deslumbrar-se com as magníficas paisagens de pomares da famosa maçã de Alcobaça. Como curiosidade sobre Évora de Alcobaça e a sua história riquíssima, podemos dizer que as suas origens se perdem no tempo, sendo os primeiros registos encontrados com o nome de "Eburóbr ler mais »

Siga-nos no Facebook